Um Caso Histórico na Indústria de Alimentos

“O ano de 2020 ficou marcado pela pandemia global do COVID 19, que obrigou muitas empresas a ultrapassarem momentos difíceis mas deu a algumas outras a oportunidade de desenvolver novos projetos com os seus clientes”
Neste caso, trabalhamos com um cliente que é líder mundial na produção de máquinas para a indústria alimentícia. Durante uma troca de informações sobre sua necessidade de renovar uma fábrica, ele nos apresentou a ideia de desenvolver parte de sua máquina, hoje acionada por um motor assíncrono redondo tipo gaiola de esquilo, com um sistema mais eficiente. A sua ideia era minimizar os componentes de forma a obter uma máquina com dimensões mais reduzidas, mas sobretudo torná-la mais rápida na limpeza e higienização, uma prerrogativa das instalações alimentares.
Esta ideia, muito interessante do ponto de vista da inovação, foi igualmente desafiadora do ponto de vista de conceber um sistema que satisfizesse tanto a vertente técnica como a económica. E foi assim que, como se costuma dizer… uma coisa levou à outra… passamos de uma ideia a outra e a outra e o cliente viu-se a avaliar a nossa proposta de um motor de binário refrigerado a água com caixa de aço especificamente dimensionado para sua aplicação. Obviamente, e como é normal, o cliente ficou surpreendido com esta proposta, pois estava habituado a gerir a máquina de uma forma diferente; ele estava um pouco cético porque todas aquelas engrenagens, correntes, etc. que fizeram sua história desapareceram de sua máquina e ele se viu usando um único produto.
O cliente instalou os motores de torque em sua máquina e, após conectá-los eletricamente, iniciou-se a fase de pré-teste, que deu resultados interessantes. A partir desse ponto, nosso cliente conectou o gabinete elétrico e despachou a máquina para o cliente final para testes de campo. Depois de algumas semanas de testes, o cliente entrou em contato conosco e a conversa foi cheia de entusiasmo. Por um lado, ele ficou muito satisfeito com o silêncio da máquina, o baixo consumo em relação à aplicação anterior e o desejo de realizar mais inovações nesta e em outras máquinas; por outro lado, ficámos felizes por podermos expressar a nossa competência na satisfação dos requisitos dos nossos clientes ao conceber um produto que nos permitiu levar o nome Brusatori a um mercado onde não estávamos presentes até ao ano passado.
Sentimo-nos verdadeiramente honrados por poder colaborar com clientes que nos solicitam e com quem podemos estudar como melhorar as suas máquinas, e agradecemos por acreditarem no nosso potencial e no made in Italy que nos preocupamos em representar .
